Governo anuncia investimento de R$ 90 milhões no INPI para reduzir prazos de patentes

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou um importante avanço para a área de propriedade intelectual no Brasil: o governo irá investir R$ 90 milhões no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) com o objetivo de reduzir drasticamente os prazos para concessão de patentes.
Com o aporte, que será destinado principalmente à modernização dos sistemas de tecnologia da informação do órgão, a expectativa é que o prazo médio de análise de uma patente caia de 4 para 2 anos até 2026. Em paralelo, o governo também espera a redução do tempo de registro de marca dos atuais 18 meses para apenas um mês.
Além da modernização tecnológica, o INPI também será reforçado com a contratação de 120 novos colaboradores, somando-se aos cerca de 400 profissionais atualmente em atuação.
A notícia foi bem recebida por diversos setores da indústria, especialmente o farmacêutico, que há anos vem defendendo maior agilidade na concessão de patentes. Segundo a Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), as patentes biofarmacêuticas são historicamente as que mais enfrentam atrasos nos trâmites do INPI.
Na B2B Marcas e Patentes, vemos essa iniciativa como um avanço importante para o ambiente de inovação e segurança jurídica no país. Com processos mais rápidos e eficientes, empresas de todos os portes poderão proteger suas criações com mais agilidade e competitividade.
Se você deseja registrar sua marca, patente ou software, o momento é agora. Conte com a B2B para cuidar de todo o processo com segurança, estratégia e acompanhamento completo.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/alckmin-quer-reduzir-prazo-de-registro-de-patentes/